O teatro é uma arte que sempre tenta superar esse problema das relações líquidas já que ele exige uma prontidão do corpo e da mente humana, uma presença plena do sujeito que comunica ou com a plateia e/ou com seus colegas de palco. É por esse motivo que ele desenvolve a atenção, disponibilidade física, poder interpretativo, expressividade e uma boa relação com o grupo.
É importante frisar que o Estado de alguma forma, seja através de instituições educacionais públicas ou por algum projeto governamental tem o dever de tornar a cultura e a arte acessíveis ao jovem e ao adolescente. Como cita no art° 58 e 59 do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ) : Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura [259]. Art. 59. Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude [260].
O foco do projeto é a juventude, pois deseja despertar aquilo que há de mais humano e sensível dentro dos futuros trabalhadores, líderes e pessoas que decidirão os rumos em que a sociedade tomará.
Dentro dessa juventude encontra-se os universitários que serão beneficiados em poder desenvolver outra linguagem, ampliando seu repertório enquanto docente ( já que a maioria dos cursos da UENP do campus Jacarezinho é licenciatura ) e também possibilitando novas maneiras de dialogar com os colegas e com a administração universitária.
Será também um publico muito importante, os jovens do ensino básico, pois isso aproximaria eles a universidade, incentivando esses jovens a ingressarem em cursos superiores e também a articularem a arte e cultura dentro de seus próprios colégios. Isso ocorrerá através da divulgação nos colégios e também divulgação pelas redes sociais.
O método utilizado é o de criação coletiva, isso significa que não há um texto pré-definido, mas sim um desafio que estimule a produção desse texto feito por todos integrantes do grupo, a proposta norteadora do trabalho é : Como o jovem se sente? Pergunta que direcionará para vários subtemas como : educação, família, políticas públicas, relacionamentos e mídia, sempre baseado em documento referências nacionais que envolvem Justiça Social e Direitos Humanos, neste sentido o trabalho além de desenvolver o senso estético/artístico do jovem, também estimulará sua cidadania.
Partindo desse pressuposto será aberto diálogos e pesquisas acerca do tema. Para o desenvolvimento dos atores e das cenas serão utilizados jogos e propostas estudadas em uma referência bibliográfica que inclui Viola Spolin, Augusto Boal e Bertold Brechet.
O estudante e idealizador do projeto é o Luiz Matheus Macedo Périco, egresso do curso Pedagogia na UENP e do último semestre do curso técnico em Arte Dramática no IFPR - Instituto Federal do Paraná campus Jacarezinho. Ele será o propositor dos temas, dos diálogos e das experimentações, mediando todas as atividades. Estuda e pesquisa a Pedagogia do Teatro desde 2014 com o projeto Teatro em Cena : Reinventando a Nossa Realidade que foi orientado pelo professor doutor Everton Ribeiro, portanto o graduando possui além do interesse de ampliar sua prática e experiência enquanto professor/diretor, também descobrir novas perspectivas acerca da Pedagogia do Teatro enquanto pesquisa.