PIBID/História participa de semana da Consciência Negra no José Pavan

by PROEC Diretoria de Cultura

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da UENP participou ativamente dos eventos da Semana de Consciência Negra do Colégio Estadual José Pavan, de Jacarezinho. As oficinas e atrações culturais foram realizados no estabelecimento de ensino dos dias 18 a 22 de novembro.

O PIBID História preparou oficinas e exposições com as temáticas: “O Movimento Negro: trajetórias biográficas”; “O Movimento Negro na Ditadura Civil Militar”; “Resistências à Escravidão No Brasil”; As Religiões de Matriz Africana: uma Proposta Pedagógica como Potencial Decolonizador”.

As oficinas e exposições foram apresentadas no dia 22 de novembro nos períodos da manhã e da tarde, junto com outras atividades propostas pela escola. Os alunos da Educação Básica puderam expor suas ideias, argumentar, trocar e ampliar conhecimentos visitando as exposições ou apresentando seus próprios trabalhos.

Durante a tarde do dia 22, o grupo Cia de Danças Urbanas de Ourinhos, dirigido pelo coreógrafo Alexandre Cardoso dos Reis, o Xandão, apresentou três coreografias que encantaram o público majoritariamente composto por alunos da escola. A apresentação cultural do grupo foi proporcionada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) por meio da V Mostra de Arte Afro-Brasileira .

O coordenador do Pibid de História, professor-doutor Jean Moreno, comentou sobre as ações do projeto na escola e a importância de eventos como o realizado durante a semana. “As ações do Pibid de História tem um caráter descolonizador. Isso significa que nós buscamos criar nos nossos alunos uma cultura de libertação e autonomia política, cultural e social. É por isso que aqui no Colégio José Pavan nós promovemos nesta semana oficinas, apresentações e outras ações de conscientização para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio”, relatou.

O diretor de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, James Rios, também tratou da relevância da arte, da cultura e da educação como instrumentos libertadores das comunidades periféricas. “Queremos incentivar a crença na potencialidade de todos vocês, alunos. A Universidade quer que vocês, alunos, sejam cada vez mais emancipados e críticos. Queremos que vocês confiem em si mesmo e tenham a certeza de que poderão alçar vôos cada vez maiores. A Mostra Afro está presente aqui com intuito de empoderá-los”, disse.

O diretor do Colégio José Pavan, professor Adalberto Aparecido Marques, fez declaração voltada aos docentes da instituição. “Professores, vocês são fundamentais para que as discussões sobre os aspectos étnico-raciais não sejam realizadas apenas no mês de novembro, mas sim durante a atividade escolar ao longo de todos os semestres do ano. As ações desta semana são importantes, mas seus impactos devem ser cultivados sempre”, afirmou.

Presente na apresentação, o secretário de cultura da cidade de Ourinhos, Gustavo Tanus Martins, agradeceu pela oportunidade de apresentar o grupo ourinhense à comunidade de Jacarezinho. “Na educação nós conseguimos mudar ideias, criar reflexões e promover maneiras melhores de mudar o mundo. Hoje nós trouxemos três apresentações de dança e esperamos que vocês gostem. Desejamos também que  vocês se interessem cada vez mais por atividades ligadas à cultura”, declarou.

A estudante do 9º ano do Colégio Estadual José Pavan, Nicole Vitória, aprovou o espetáculo. “Eu gostei muito e achei incríveis as apresentações de dança deste grupo. Quero começar a dançar também. Acho que é muito importante trazer este tipo de acontecimento artístico para dentro da escola, principalmente sobre Consciência Negra”, finaliza a aluna.

PROEC Diretoria de Cultura

A Diretoria de Cultura é responsável pelo planejamento, orientação, promoção e execução das Atividades Culturais da universidade.